Imagem capa - Ensaio de newborn em estúdio - tirando dúvidas por Cecilia Koloszuk
Ensaio de newborn

Ensaio de newborn em estúdio - tirando dúvidas




Muitas mamães me perguntam sobre o funcionamento do ensaio de newborn em estúdio e por isso resolvi fazer um post aqui no Blog para tirar as principais dúvidas.

Primeiro eu gostaria de falar um pouco sobre o porquê de fazer o ensaio de newborn e dizer por que vale muito a pena o registro. 

Os bebês mudam muito rápido, se transformam muito rápido e, se não registramos, nós esquecemos deles nessa fase. Sim, esquecemos...Então, a fotografia entra no papel de construir memória dessa fase tão curta.


1. Quando fazer o ensaio de newborn em estúdio?

O ensaio de newborn em estúdio é feito com o bebê com idade preferencialmente entre 5 a 10 dias. Muitas clientes questionam a idade, do porquê o bebê ter que ser tão novinho.

Fazemos com ele até 10 dias de idade primeiro porque ele ainda é bem flexível e não ganhou tanto peso. Na verdade ele está recuperando o que perdeu na maternidade. Então encontramos maior facilidade em fazer as poses, toda elas inspiradas no bebê no útero materno, portanto são confortáveis e seguras. 

Nessa fase eles dormem mais e melhor e ainda não apresentam cólicas, outro fator que atrapalha bastante os ensaios.
Então o ideal é agendar o ensaio quando a mamãe está ainda na maternidade, para não haver conflitos de agenda e tentarmos fazer dentro do prazo que citei acima.

Não podemos esquecer que estamos lidando com vidas e cada uma dessas vidas é única. Cada bebê é diferente. Não é porque fazemos dentro deste prazo que o ensaio irá render e o bebê dormir muito, não!


2. Quanto tempo dura um ensaio de newborn em estúdio?

O ensaio de newborn é um ensaio absolutamente imprevisível! Então, assim que agendamos, eu envio dicas que podem ajudar no sucesso do ensaio. Mas como eu disse, o sucesso depende de cada bebê, assim como a duração do ensaio que pode variar de 2 a 4 horas.


3. Segurança do recém-nascido/ valor do ensaio de newborn

Outra coisa importante a se falar é sobre segurança. Procure sempre um profissional que esteja capacitado e preparado para fazer o ensaio do seu filho. Jamais escolha pelo preço mais barato. Você está dando a sua jóia mais preciosa nas mãos de uma pessoa e não pode ser qualquer pessoa que está se aventurando sem preparo ou conhecimento para tal.

Em nossos ensaios usamos acessórios próprios, como roupinhas, tecidos, baldinhos, cestinhos, fundos, etc de extrema qualidade e bom gosto, fora todo o investimento em cursos e mais cursos para capacitação, então não tem como ser um ensaio baratinho.  Se alguém te passar um orçamento baratinho, desconfie!!


4. E se estiver frio, meu bebê também vai sentir frio?

Outro ponto importante a ser falado é sobre a temperatura do estúdio. O ambiente é totalmente controlado, climatizado com temperatura entre 26 a 28 graus, a umidade do ar varia entre 50 a 70% e tudo absolutamente higienizado. Portanto, o seu bebê nunca irá sentir frio em um ensaio newborn. 


5. Higiene  do estúdio e de materiais

O piso é limpo diariamente com álcool 70 hospitalar, e todas as roupinhas, mantas e acessórios são lavados após cada uso. Não é permitido entrar com sapatos no estúdio, para impedir a entrada de sujidades ao local.


Para as mamães que se sentem inseguras de tirar o bebê de casa, fazemos também o newborn lifestyle, onde o bebê não precisa estar necessariamente dormindo, não há poses como as do estúdio, e fica bem bacana também.


Considerações importantes:

O ensaio de newborn depende totalmente de como o bebê irá se comportar. E podemos sim ter ensaios bem bonitos a partir de 10 fotos. O que importa é a qualidade das fotos e não a quantidade. 

Lembrando que nós fazemos apenas o que o bebê nos permite fazer. Quem manda no ensaio é ele. Então o rendimento e consequentemente a quantidade de fotos a serem escolhidas varia de ensaio para ensaio.


Não perca a chance de registrar esse momento, pois diferentemente de quando ele estiver maiorzinho, que dá para adiar, o ensaio de newborn tem prazo.

Vem com a gente eternizar essa fase única! Terei o maior prazer em recebê-los em meu estúdio.

Cecilia Koloszuk

Fotógrafa de gestantes, newborn e bebês.

Diretora da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém Nascidos)